V do BTS reivindica o ‘Purple Ribbon Project’: fãs do K-pop se mobilizam por segurança em aeroportos

Após superlotação no aeroporto de Incheon, V reivindica campanha criada por ARMYs em 2018

V do BTS pede retomada da campanha criada por ARMYs em 2018, após nova superlotação e riscos no aeroporto de Incheon

A superlotação de fãs em aeroportos internacionais é uma situação que se repete há anos no universo do K-pop. Diante de acidentes e atos de violência, diversos idols se manifestaram em busca de suporte adequado de segurança. Junto a isso, mesmo com a constante mobilização de fãs e o apelo das próprias agências, o caso se repete: perseguição, atitudes agressivas e risco real à integridade física.

O mais recente episódio envolve V, conhecido também como Kim Taehyung, integrante do grupo BTS, que após sua chegada tumultuada ao aeroporto de Incheon na Coreia do Sul, reacendeu a ação ‘Purple Line’ ou ‘Purple Ribbon Project’, através de uma live no Weverse. O projeto foi criado em 2018 pelos ARMYs, com a iniciativa de proteger tanto os membros, quanto as pessoas ao redor em locais públicos.

A campanha utiliza fitas roxas (cor representativa do grupo) como um símbolo de limite físico e o respeito dos fãs à organização e à passagem dos membros. Sem uma estrutura formal ou contínua, o projeto se tornou difícil de manter com consistência em todos os eventos e locais.

Como consequência, após o apelo de artista, o fandom se mobilizou pela volta do projeto através de hashtags no X (Twitter), TikTok e Instagram, além da movimentação de alguns fanbases e fanclubs mundiais na produção e compartilhamento de faixas, cartazes, vídeos informativos e sinalizações sobre pontos estratégicos dos aeroportos. O ARMY também busca influenciar a empresa e os aeroportos a colaborarem oficialmente com a criação de áreas seguras, cercas e sinalizações permanentes.

A retomada da Purple Line revela a grande influência do público para promover a ação e estabelecer práticas aplicáveis a ambientes mais seguros, organizados e respeitosos que se estendem a qualquer espaço público e reconheça o artista também como indivíduo. 

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/DEULAMA

Fonte: (1) (2)

Ângelis Auristela
Ângelis Auristela
Brasileira, nascida em São Paulo, sou estudante de Jornalismo, redatora e escritora. Você me encontra em casa, lendo, vendo um filme, fazendo um dos meus hobbies, ou andando pelo centro de SP. Compartilho notícias sobre k-pop e o mundo a fora.

Últimas Noticias