Rússia usa mísseis norte-coreanos de capacidade nuclear para atacar a Ucrânia

A Coreia do Norte exporta mísseis de capacidade nuclear para guerra da Rússia com a Ucrânia

De acordo com o The Korea Herald, a Coreia do Sul emitiu um alerta dentro do Conselho de Segurança da ONU, indicando que a exportação de mísseis com capacidade nuclear pela Coreia do Norte para a Rússia, para serem utilizados no conflito com a Ucrânia, pode ser interpretada como uma ação do regime norte-coreano, utilizando o território ucraniano como um “local de testes” para seus mísseis nucleares.

Após uma reunião do conselho na última quarta-feira (10), o Embaixador da Coreia do Sul na ONU, Hwang Joon-kook, afirmou que a “introdução de mísseis norte-coreanos na guerra na Ucrânia tem uma implicação significativa na não proliferação nuclear global” e que a Coreia do Norte está utilizando a Ucrânia como um “local de teste” para seus mísseis nucleares, desrespeitando a integridade territorial ucraniana e a segurança do povo ucraniano.

O embaixador mencionou que alguns especialistas identificam os mísseis disparados na Ucrânia como sendo o KN-23, e alguns foram detectados voando a 460 quilômetros, “exatamente a mesma distância entre Wonsan….. e Busan, a maior cidade portuária da ROK. Do ponto de vista da ROK, equivale a um ataque simulado”.

O míssil balístico em questão é uma arma de curto alcance projetada para neutralizar os sistemas de defesa anti-mísseis da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, devido à sua maior capacidade de sobrevivência e manobrabilidade.

“Para a Coreia do Sul, isto é uma demonstração clara e presente da ameaça existencial”

Hwang, Embaixador da Coreia do Sul na ONU

Essa ação levou o Conselho de Segurança da ONU, juntamente com Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, a apelarem à Rússia para interromper sua cooperação militar com a Coreia do Norte.

“É abominável que um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU esteja a violar flagrantemente as resoluções do Conselho para atacar outro Estado membro da ONU – violações que aumentam o sofrimento do povo ucraniano, apoiam a guerra brutal da Rússia e minam o regime global de não-proliferação”

Robert Wood, representante alternativo dos EUA para assuntos políticos especiais na ONU

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, posteriormente afirmou que não tinha conhecimento da cooperação militar entre Coreia do Norte e Rússia no ataque do Hamas à Faixa de Gaza. Esse comentário surgiu após a confirmação de uma agência de espionagem sul-coreana de que o Hamas utilizou munições de granadas propelidas por foguetes F-7 fabricadas na Coreia do Norte para atacar Israel.

Kirby declarou: “Não tenho conhecimento de quaisquer indicações de que tenha havido algum tipo de cooperação militar entre o Hamas e a Coreia do Norte. Simplesmente não tenho nada que possa verificar isso.”

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/The Korea Herald

Fonte: (01)

Sarah Rangel
Sarah Rangel
Quem sou eu? Boa pergunta! Sou uma mulher cristã apaixonada pela Ásia e sua cultura, ainda em processo de descoberta, mas com certeza do meu amor pelo jornalismo, marketing, Cristo e doramas. Portanto, prazer, eu sou a Sarah Rangel!

Últimas Noticias