Kaiju n°8 é o melhor anime para quem já passou dos 30 anos?

Kaiju Número 8 retrata a vida adulta com complexidade em meio ao caos dos monstros

Kaiju n° 8 se destaca entre os lançamentos da temporada ao abordar temas como frustração, amadurecimento e invisibilidade social por meio de um protagonista fora do padrão dos animes shounen

A história de Kaiju nº 8 mudou a forma de representar monstros em shounen no mundo dos animes e mangás. Em um mercado em que a concorrência por vezes apresenta uma fórmula rasa (afinal, alguém assiste Solo Leveling pelo plot?), Kaiju nº 8 traz profundidade no roteiro, abordando as angústias da vida adulta, as frustrações sociais da geração de 30 e poucos anos e o amadurecimento tardio. 

Kaiju número 8 é o anime ideal se você tem mais de 30 anos
Reprodução/Crunchyroll

Em um mundo atacado por monstros gigantes, um homem comum, chamado Kafka Hibino, possui o sonho de trabalhar na linha de defesa do país. Transformado em kaiju acidentalmente, ele decide lutar pela humanidade e dar continuidade ao seu sonho de infância mesmo passando dos 30 anos.

O protagonista  não é o único a ser uma metáfora para os sacrifícios invisíveis da vida  adulto comum. Outros personagens como Kikoru Shinomiya, a prodígio da turma, demonstra como a pressão social, especialmente por ser praticamente uma nepobaby, coloca outro grande percalço na mente,apesar de não tanto na carreira da personagem. Esses dilemas reais são abordados de maneira sensível sem dispensar a ação de um bom anime shounen.

Por que Kaijuu nº 8 se destaca entre os animes shounen?

A grande diferença entre Kaiju N° 8 e outros animes do gênero é seu protagonista. Com idade em que tradicionalmente nem estaria na faculdade, muito menos no ensino médio (o Eren só tinha 15 anos quando de alistou em Attack on Titan por exemplo), e frustrado com seus sonhos (tá, nisso dá pra comparar com o coitado do Shinji de Neon Genesis Evangelion), ele luta para ser comparado aos colegas,não se destacar, mas acompanhar o ritmo dos jovens. 

A representatividade adulta em shounen é rara, ainda mais por ser um anime que fala sobre o processo de envelhecer num mundo que exalta juventude. Finalmente na sua segunda temporada, a animação é um sucesso de audiência e de identificação emocional com adultos que se sentem “atrasados” ou “invisíveis”. 

E a prova disso é que foi consagrado um dos melhores animes da temporada 2025: o estilo de animação dinâmico, com uso de cores e enquadramentos que valorizam o sentimento de peso e responsabilidade, além de abertura e encerramento em colaboração com artistas internacionais, como Aurora na abertura e One Republic no encerramento, levam a percepção de que o estúdio coloca grande fé nessa produção.

Com mangá já finalizado, Kaiju N° 8 segunda temporada é exibido semanalmente, aos sábados, pela Crunchyroll, com transmissão simultânea ao lançamento no Japão. 

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/DEULAMA
Fonte (1) (2)

Últimas Noticias