Coreia do Sul e Roménia discutem tecnologia de defesa e energia nuclear

Coreia do Sul e Roménia procuram cooperação na indústria de defesa e na de energia nuclear

Ontem (23), líderes sul-coreanos e romenos se encontraram para discutir uma cooperação bilateral nas defesas táticas e nucleares de ambos os países durante uma cimeira realizada em Seul. O encontro marca a primeira reunião entre ambos os países em 16 anos.

Presidente Yoon Suk Yeol da Coreia do Sul e presidente Klaus Iohannis da Roménia
Reprodução/The Korea Herald

O presidente Yoon Suk Yeol disse nos comentários de boas-vindas da cimeira que “espero que (a visita de Iohannis à Coreia) este ano possa ajudar a nossa discussão relacionada com equipamento militar e energia nuclear a dar frutos” e que “podemos levar a nossa parceria estratégica bilateral para o próximo nível. (Seul) dá grande valor à parceria estratégica que promovemos nos últimos 15 anos, e a parceria estabeleceu uma base sólida para colocar as cooperações bilaterais em ação”.

Já o presidente da Roménia, Klaus Iohannis, que atualmente está visitando oficialmente a Coreia do Sul por quatro dias, descreveu que a cooperação entre as potências é “realista e prática”.

Presidente Yoon Suk Yeol da Coreia do Sul e presidente Klaus Iohannis da Roménia
Reprodução/The Korea Herald

Não foram detalhadas as especificidades da cooperação, mas de acordo com o The Korea Herald, será realizada através da produção conjunta de equipamento militar e da cooperação tecnológica de defesa. Além disso, ambas as partes fornecerão auxílio mútuo nas áreas de educação militar, treinamento, medicina militar e na renovação, criação e construção de reatores nucleares.

Entretanto, as primeiras-damas dos dois países – Kim Keon Hee da Coreia do Sul e Carmen Johannis da Roménia – não foram vistas durante a recepção de boas-vindas no escritório do presidente Yoon.

O presidente Klaus desembarcou oficialmente na Coreia do Sul na segunda-feira, onde participou de uma cerimônia de entrega de coroas de flores no Cemitério Nacional de Seul, e visitou a Zona Desmilitarizada, na fronteira com a Coreia do Norte. Hoje (24), ele visitou a fábrica da Doosan Enerbility, que fabrica componentes para reatores nucleares, em Changwon, província de South Gyeongsang.

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/The Korea Herald

Fonte: (1)

Sarah Rangel
Sarah Rangel
Quem sou eu? Boa pergunta! Sou uma mulher cristã apaixonada pela Ásia e sua cultura, ainda em processo de descoberta, mas com certeza do meu amor pelo jornalismo, marketing, Cristo e doramas. Portanto, prazer, eu sou a Sarah Rangel!

Últimas Noticias