Coreia do Sul e EUA começam negociações sobre partilha de custos de defesa

As negociações começaram 20 meses antes do fim do atual acordo

Nesta penúltima semana de abril, foi anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em Seul que representantes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos se reunirão de hoje (23), terça-feira, até o dia 25, quinta-feira, em Honolulu, no Havaí, para discutir a renovação da partilha de custos de defesa entre os países. A reunião está ocorrendo 20 meses antes do fim do atual acordo, que termina em 2025.

Segundo o The Korea Herald, as negociações parecem ter começado mais cedo em decorrência das eleições americanas que ocorrerão em novembro, onde o atual presidente Joe Biden enfrenta o ex-presidente Donald Trump pelo cargo eleitoral. Anteriormente, a Coreia teve dificuldades em fechar o último acordo durante a administração Trump, só conseguindo fechá-lo em março de 2021 após a posse de Biden.

“O governo prosseguirá com consultas com a posição de que a nossa partilha de custos de defesa deve ser realizada a um nível razoável para estabelecer condições para o estacionamento estável das Forças dos EUA na Coreia e fortalecer a postura de defesa combinada Coreia-EUA”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Seul.

Esta primeira leva de discussão será liderada por Lee Tae-woo, um diplomata que atua no Ministério das Relações Exteriores desde 1996, representando a Coreia do Sul, e Linda Specht, uma conselheira sênior especializada em acordos de segurança no Bureau de Assuntos Político-Militar, representando os EUA.

Fonte: (1)

Sarah Rangel
Sarah Rangel
Quem sou eu? Boa pergunta! Sou uma mulher cristã apaixonada pela Ásia e sua cultura, ainda em processo de descoberta, mas com certeza do meu amor pelo jornalismo, marketing, Cristo e doramas. Portanto, prazer, eu sou a Sarah Rangel!

Últimas Noticias