Aviões militares chineses e russos foram avistados sobrevoando a zona de defesa aérea da Coreia do Sul
De acordo com o The Korea Herald, dois aviões militares chineses e quatro russos foram avistados sobrevoando a zona de defesa aérea da Coreia do Sul no dia 14 de dezembro, sem aviso prévio.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul divulgou informações sobre a invasão, afirmando que a Zona de Identificação de Defesa Aérea da Coreia (KADIZ) foi violada pelas seis aeronaves entre 11h53 e 12h10, horário local.
Conforme relatado, as aeronaves permaneceram na área de defesa coreana por cerca de 17 minutos, mas deixaram a região sem violar o espaço aéreo territorial da Coreia do Sul.
O JCS afirmou: “Nossos militares identificaram a presença das aeronaves militares chinesas e russas antes de adentrarem na KADIZ e tomaram medidas táticas, incluindo o envio de caças da Força Aérea, para se prepararem para possíveis contingências”.
Desde 2019, China e Rússia têm realizado exercícios aéreos conjuntos, sobrevoando a KADIZ uma ou duas vezes por ano sem qualquer aviso prévio.
Um funcionário do JCS comentou: “Após a saída das aeronaves militares da KADIZ, estabelecemos contato direto com a China através de uma linha direta, expressando protesto pela entrada sem notificação prévia”.
Os militares sul-coreanos relataram dificuldades em contatar a Rússia para discutir a intrusão na KADIZ, uma vez que os dois países não mantêm linhas diretas entre seus setores militares.
Fonte: (01)