Avião da Air Busan pegou fogo antes da decolagem no Aeroporto de Gimhae em 28 de janeiro; a evacuação deixou feridos leves
Na última terça-feira, 28 de janeiro, um avião da Air Busan, modelo Airbus A321-200, com destino a Hong Kong, pegou fogo antes da decolagem no Aeroporto Internacional de Gimhae, em Busan. O incidente ocorreu por volta das 22h26, com os bombeiros chegando ao local às 22h34.

A aeronave transportava 169 passageiros e 7 tripulantes. Durante a evacuação, três passageiros sofreram ferimentos leves e quatro tripulantes relataram desconforto no peito devido à inalação de fumaça. A evacuação foi realizada por meio de um escorregador inflável.
Choi Sang-mok, presidente em exercício e ministro das Finanças, afirmou: “Com alguns passageiros tendo sofrido ferimentos durante a evacuação, medidas rápidas de acompanhamento são necessárias.”
Hoje (29), Choi ordenou uma investigação completa sobre o incidente, formando uma equipe de resposta a emergências em conjunto com a Agência Nacional de Incêndios para apurar a causa do incêndio.

Segundo o The Korea Herald, o sistema de informações técnicas de aviação do Ministério dos Transportes indicou que a aeronave estava em serviço há 17 anos, sendo que, nos últimos 12 anos, não havia registro de acidentes.
Um dos passageiros relatou: “Houve um som de estalo vindo do compartimento de bagagem superior, seguido logo por fumaça. Um comissário de bordo nos pediu para permanecermos sentados e tentou conter a situação com um extintor de incêndio, mas a fumaça já havia se espalhado e faíscas estavam saindo do compartimento.”
Ele acrescentou: “À medida que a fumaça aumentava, um passageiro sentado próximo à saída de emergência abriu a porta, enquanto outro comissário de bordo fez o mesmo do outro lado, permitindo que os passageiros evacuassem. Foi extremamente caótico e assustador.”
Crédito da imagem em destaque: Reprodução/Yonhap