Ramyeon é macarrão instantâneo com completos e caldos
Um dos pratos mais famosos da Coreia do Sul é o famoso Ramyeon, frequentemente visto em muitos dramas e filmes, sendo adquirido pronto em lojas de conveniência, como na CU, ou preparado em casa.

Além de ser um ícone cultural, o prato é acessível financeiramente, tornando-se de fácil acesso para todas as classes sociais. De acordo com a World Instant Noodle Association, dados compilados em 2022 mostram que os sul-coreanos consumiram, em média, 77 porções de macarrão instantâneo por ano, totalizando uma média de 4,8 tigelas por dia.
O primeiro pacote de macarrão instantâneo surgiu na Coreia em 1963, pela Samyang, que lançou o Samyang Ramen, inspirado no conceito de macarrão desidratado do Japão, sendo vendido a 10 won por pacote. Considerando a inflação, isso equivaleria a uma média de 630 won nos dias de hoje.

No entanto, foi somente em 1966, após a escassez de arroz em 1965, que promoveu o aumento do consumo de trigo, que o macarrão picante começou a ganhar popularidade na Coreia do Sul. Isso se deu graças ao ex-presidente Park Chung-hee, que sugeriu adicionar pó picante ao caldo ao primeiro fabricante de ramyeon do país, a Samyang Foods.
Em 2010, a Samyang Foods lançou uma das versões mais famosas do prato, a Buldak Ramyeon, conhecida pelo seu sabor extremamente picante, sendo chamada de “macarrão de fogo”. Atualmente, existem cerca de 550 variedades do prato no país.

“No entanto, vemos uma tendência de macarrão instantâneo extremamente picante e frito ganhando popularidade…. Além disso, os spin-offs de marcas existentes também se tornaram populares recentemente”, afirmou um funcionário da Nongshim, principal fabricante de macarrão instantâneo da Coreia.
Há uma demanda crescente por opções de ramyeon mais saudáveis, como relata Lee Hyun-jin, de 32 anos, que disse: “Prefiro macarrão instantâneo não frito porque me faz sentir menos culpado por comê-lo durante uma dieta”.
O ramyeon não é apenas uma comida famosa; muitos coreanos utilizam a frase “você quer se juntar a mim para tomar um pouco de ramyeon na minha casa?” como um flerte ou gesto romântico, tal como apresentado no filme One Fine Spring Day de 2001.
Crédito da imagem em destaque: Banco de imagem gratuito
Fonte: (01)