Ministério da Defesa é criticado por controvérsias com material de educação militar

Ministério da Defesa é criticado após rotular Dokdo como “área de disputa territorial”

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul está enfrentando críticas intensas após rotular as ilhotas soberanas de Dokdo, no extremo leste do país, como uma “área de disputa territorial” em seu mais recente material de educação militar para soldados.

Poucas horas após o Ministério recolher o material, o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, ordenou uma correção imediata no livro didático e declarou que “o erro nunca deveria ter ocorrido e não deve se repetir”.

“Decidimos recolher todos os materiais que tiveram problemas com a questão da disputa territorial em torno das ilhotas Dokdo e não conseguiram rotular Dokdo em algumas partes”, afirmou o ministério em um comunicado.

O livro em questão é o “Livro Didático de Educação sobre Força Moral“, que negava a soberania da Coreia sobre o território de Dokdo e não incluía as ilhotas em todos os 11 mapas da Península Coreana presentes no material.

De acordo com o livro, países como China, Rússia e Japão estão envolvidos em uma “disputa territorial” relacionada às ilhotas Dokdo, Ilhas Curilas e Senkaku, algo que poderia “facilmente levar a um conflito militar“.

“As questões em torno de Dokdo não estão sujeitas a qualquer negociação diplomática ou acordo judicial. As disputas territoriais sobre Dokdo são inexistentes porque é claramente um território coreano em termos de história, geografia e direito internacional”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lim Soo-suk, em um comunicado.

Fonte: (01)

Sarah Rangel
Sarah Rangel
Quem sou eu? Boa pergunta! Sou uma mulher cristã apaixonada pela Ásia e sua cultura, ainda em processo de descoberta, mas com certeza do meu amor pelo jornalismo, marketing, Cristo e doramas. Portanto, prazer, eu sou a Sarah Rangel!

Últimas Noticias