Tenjin Matsuri reúne música, dança, fogos e muito mais em Osaka 

Um dos festivais mais antigos do Japão atrai multidões às margens do rio Okawa para celebrar a cultura, a religião e a história da cidade

Tenjin Matsuri reúne Carros alegóricos, fogos de artifício e fogueiras flutuantes no principal festival de Osaka

Osaka, um dos lugares mais festivos do Japão, volta a brilhar com mais um festival. Anualmente, nos dias 24 e 25 de julho, o Tenjin Matsuri brilha, atraindo milhares de visitantes, tanto locais quanto turistas.

Considerado um dos maiores em todo o Japão, o festival teve seu início no ano 951, no templo Tenmangu, homenageando o grande erudito Sugawara no Michizane, que agora é conhecido como Deus da erudição ou conhecimento.

No dia 24 de julho as festividades se iniciam com a famosa shishimai (dança do leão), com orações pela proteção e prosperidade de Osaka e quando começa o toque dos tambores o festival se inicia.

Uma das principais atividades é a retirada do Deus de seu santuário e transportá-lo pelas ruas de Osaka em um mikoshi (santuário portátil) até chegar em cruzeiro, passando pelas águas de Osaka e garantindo a prosperidade em toda a cidade.

No dia 25 de julho, após as 15h30, temos o início da grande procissão, as ruas ficam inundadas de carros alegóricos, personagens fantasiados, dançarinos com guarda-chuvas e muito mais! Também é possível assistir peças de teatro de artes tradicionais como noh e bunraku.

Quando é chegada a noite, os barcos que levam os mikoshi, acendem luzes e fogueiras para um grande espetáculo visual que precede um outro ainda maior, o festival de hanabi (fogos de artifícios) que marca o encerramento da festividade.

Todos são bem-vindos para participar, estando livres para vestir yukatas (roupas tradicionais)  e getas (sapatos tradicionais). O evento conta com uma diversas barracas de comida de rua, música, dança, teatro, fogos e muita religiosidade e cultura. Vale a pena dar um pulo em Osaka só para participar!  

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/DEULAMA

Fonte: (1)  (2)

Maya Maria
Maya Maria
Estudante de Letras japonês, pesquiso, escrevo e estudo as relações entre Japão e Brasil com foco na periferia e negritude brasileira. Muito fã de animes e quadrinhos desde a infância, e sempre que posso estou falando sobre isso! Prazer em conhecer vocês (˶ᵔ ᵕ ᵔ˶)

Últimas Noticias