Assembleia Nacional da Coreia do Sul marca nova votação sobre impeachment de Yoon Suk Yeol
No dia 7 de dezembro, ocorreu a primeira votação na Assembleia Nacional da Coreia do Sul sobre o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol. Contudo, a moção não alcançou os 200 votos necessários para chegar a uma decisão definitiva.
Em resposta ao resultado, o líder do Partido Democrático da Coreia, deputado Lee Jae-myung, anunciou ontem (8) que uma nova votação será realizada no próximo sábado, 14 de dezembro.
O Partido Democrático, principal força de oposição, acusou o presidente Yoon de tentar “paralisar as funções da Assembleia” com a controversa declaração de lei marcial no início do mês, que foi anulada após forte pressão parlamentar e popular.
De acordo com Lee Jae-myung, o partido continuará a apresentar moções de impeachment semanalmente, sempre aos sábados, até que uma seja aprovada.
Hoje (9), o Ministério da Justiça da Coreia do Sul emitiu uma proibição de viagem ao exterior para Yoon Suk Yeol, impedindo o presidente de deixar o país enquanto o processo de impeachment segue em tramitação.
Saiba mais
- Coreia do Sul enfrenta grande turbulência após a declaração de lei marcial do presidente
- Coreia do Sul declara lei marcial nesta terça-feira (3)
Crédito da imagem em destaque: Reprodução/Yonhap

