Coreia do Norte dispara projéteis em direção a ilhas sul-coreanas

Coreia do Norte disparou cerca de 200 projéteis de artilharia nas águas ao largo de sua costa oeste

Na manhã de hoje (05), foi relatado pelo Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul que cerca de 200 projéteis de artilharia norte-coreanos foram disparados das 9h00 às 11h00 em direção às águas ao largo de sua costa oeste, resultando na ordem de evacuação de emergência para civis nas ilhas de Yeonpyeong e Baengnyeong.

Em resposta aos disparos, os militares sul-coreanos realizaram exercícios de tiro real nas ilhas fronteiriças.

Coreia do sul
Reprodução/The Korea Herald

Cerca de 200 projéteis atingiram a zona tampão marítima ao norte da Linha Limite Norte (NLL), a fronteira marítima de facto no Mar Amarelo. Desde a assinatura do acordo militar intercoreano em 19 de setembro de 2018, para reduzir as tensões fronteiriças, é proibido realizar disparos de artilharia e exercícios navais nessa região, mas o acordo foi revogado em novembro.

O JCS informou que não houve relatos de danos a cidadãos sul-coreanos, militares ou perdas de vidas humanas devido aos disparos da Coreia do Norte.

“Advertimos seriamente que toda a responsabilidade de tais situações de escalada de crise recai sobre a Coreia do Norte e apelamos veementemente à sua suspensão imediata”, disse o porta-voz do JCS, coronel Lee Sung-jun, numa conferência de imprensa.

Mais tarde naquele dia, o Exército do Povo Coreano (KPA), nome oficial do Exército norte-coreano, emitiu um comunicado informando que as unidades e subunidades que supervisionam a defesa costeira do sudoeste dispararam 192 projéteis como parte de um exercício de tiro real.

A agência de espionagem da Coreia do Sul disse em dezembro que é altamente provável que a Coreia do Norte realize provocações militares ou ataques cibernéticos no início de 2024, antes das eleições parlamentares do Sul em abril e das eleições presidenciais dos EUA em novembro.

Crédito da imagem em destaque: Reprodução/The Korea Herald

Fonte: (01)

Sarah Rangel
Sarah Rangel
Quem sou eu? Boa pergunta! Sou uma mulher cristã apaixonada pela Ásia e sua cultura, ainda em processo de descoberta, mas com certeza do meu amor pelo jornalismo, marketing, Cristo e doramas. Portanto, prazer, eu sou a Sarah Rangel!

Últimas Noticias