Hayao Miyazaki explica após 23 anos de dúvidas dos fãs quem é a pessoa por trás da máscara do Kaonashi (Sem Rosto) no filme A Viagem de Chihiro
A Viagem de Chihiro é um dos filmes japoneses mais famosos do Studio Ghibli, lançado há mais de 23 anos, e continua a ser um sucesso até hoje. Como em todos os bons filmes dirigidos pelo animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês, Hayao Miyazaki, alguns elementos geram curiosidade e diversas teorias no filme.
No caso de Chihiro, os fãs sempre questionavam quem estaria por trás da máscara do Kaonashi, também conhecido como Sem Rosto, um espírito de máscara branca que acompanha Chihiro durante grande parte do filme. Após anos de dúvidas, a questão chegou ao fim quando o diretor respondeu a ela em uma postagem no X (Twitter) do Kinyo Roadshow, programa dedicado ao cinema da Nippon TV, que atualmente é dona do Studio Ghibli.
“Quem exatamente é o Sem Rosto? Há muitas pessoas como o Sem Rosto entre nós… É o tipo de pessoa que quer se apegar aos outros, mas não tem autoconsciência. Elas estão por toda parte. O Sem Rosto existe sem um sentimento próprio e muda de acordo com as coisas e pessoas que encontra.”
– Hayao Miyazaki
A Viagem de Chihiro conta a história de uma menina chamada Chihiro e seus pais, que, ao se mudarem de cidade, encontram um túnel misterioso depois que seu pai decide pegar um atalho. Ao passar pelo túnel, eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto.
Ignorando os pedidos da menina para ir embora após sentir os perigos do local, os pais começam a comer. No entanto, ao anoitecer, eles se transformam em porcos de forma sobrenatural. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.
カオナシとは一体何者なのでしょうか😳。宮﨑駿監督いわく「カオナシなんて周りにいっぱいいますよ。(中略)ああいう誰かとくっつきたいけど自分がないっていう人、どこにでもいると思いますけどね」とのこと。自分を持たず、出会うもの、人によって変化するのがカオナシという存在なのです😌 pic.twitter.com/UX6LEVawAA
— アンク@金曜ロードショー公式 (@kinro_ntv) January 5, 2024
Atualmente o filme está disponível para os assinantes da Netflix.
Crédito da imagem em destaque: Reprodução/Britannica & Studio Ghibli